terça-feira, 8 de novembro de 2011

[Indico] Bem-vindo à NHK!

Olá, pessoal! Me chamo Haida (aka Dee), sou nova na equipe e vou colaborar com o que eu puder por aqui. :)


Bem, continuando as postagens com indicações de animes e mangás, trazemos mais uma história para o deleite dos leitores! Dessa vez o anime/mangá escolhido é o Bem-vindo à NHK! (NHKにようこそ! NHK ni Yōkoso, Welcome to the NHK!), que mostra em detalhes como é a rotina de um jovem hikikomori japonês.




Hikikomoris (引き篭もり "isolado em casa", "reclusão própria") são indivíduos que abdicam de sua vida social, geralmente por causa da pressão que lhes é imposta sobre possíveis falhas em seu desempenho (social, profissional). É comum confinarem-se em seus quartos e encontrarem suporte para esse estilo de vida na internet, já que lá não é preciso passar por situações constrangedoras ou interagir com pessoas de forma direta.

Na trama, além de hikikomori, o protagonista, Tatsuhiro Satou, é um NEET (Not currently engaged in Employment, Education or Training; atualmente não-estudante, desempregado ou não-estagiário) que abandonou a faculdade aos 18 anos, e agora aos 21 vive sozinho num pequeno quarto às custas dos pais. Misteriosamente, acaba conhecendo Misaki Nakahara, uma garota que promete ajudá-lo a deixar de ser hikikomori. Pouco depois, Satou descobre que seu vizinho de quarto é Yamazaki Kaoru, ex-colega de colégio a quem passa a recorrer em momentos de necessidade. A cada episódio, Satou fica mais próximo da vida real, passando por várias frustrações.


A história mostra o quão dura é a vida de um hikikomori e o quanto é difícil voltar a se normalizar com a sociedade. Pesquisando na própria Wikipédia, descobri que no Japão já existem clínicas de reabilitação e inclusive um programa do governo em que mulheres são contratadas para tentar retirar essas pessoas de suas casas e encarar a realidade. O problema é bem grave no país (o termo ser japonês já denuncia isso), apesar de não ser o único com incidência alta. A questão é que o Japão possui uma tradição que preza pelo perfeccionismo, e realmente chegou-se a um padrão disso. O fracasso é encarado como uma vergonha para a sociedade e a família, e quem não atinge as expectativas dessas enfrenta problemas. Quando um desses indivíduos não se encaixa no padrão (seja por seu julgamento ou pelo da sociedade), acaba se auto-excluindo e negando o seu próprio direito como cidadão e pessoa.  

Dos produtores Tatsuhiko Takimoto e Kendi Oiwa, Bem-vindo à NHK! é um um título "top de linha". A qualidade do anime é perfeita e a trama é tão envolvente que é provável que você não queira parar de assistir, é uma pena que só existam 24 episódios. Contudo, acredito que um aspecto que pode assustar um pouco é a eufemização da pedofilia e, por vezes, o modo como a pornografia é tratada. Mesmo com esses pontos fracos, a obra consegue passar ótimas mensagens e até mesmo contornar esses contras.

Há controvérsias quanto ao gênero da história. Algumas fontes dizem que é um shonen, mas eu particularmente acredito que o termo mais adequado para o enredo é o seinen. Como já disse, temas como pedofilia são abordados. No próprio mangá, a recomendação é para maiores de 18 anos. 

Falando em mangá, a editora que comercializa aqui no Brasil é a Panini. Já foram lançados 6 volumes e a Panini realmente tem feito uma boa edição. O mangá tem um ótimo traço, o conteúdo é sem igual, além de que está tudo bem organizado e agradável à leitura. Então é isso, pessoal, recomendo totalmente tanto o anime quanto o mangá! Enjoy it! ;D




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que você gostaria de ver mais em nosso blog?